sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Marcel Proust; NL, 0220502008; Publicado: BH, 02101002011.

Se tivesse o dom de pensar e pudesse
Pensar igual Marcel Proust pensou e falou
Para sua governanta que, todo o mundo
Leria a literatura dele; se tivesse o dom de 
Escrever, igual Marcel Proust escreveu,
Mesmo doente, debilitado, trancado no quarto,
Para legar à humanidade, obras literárias
De raras belezas;  porém, gênio não se faz, gênio 
Nasce e nasceu gênio e nasci este estúpido 
Garrancheador e sei que não terei como
Leitor de minhas obras, nem mesmo eu, quanto
Mais o mundo inteiro, igual Marcel Proust tem,
Por causa dos seus livros geniais; quem sou eu
Para sonhar tão alto, para tecer com letras e
Palavras, verbos e substantivos, textos com o gabarito
Que teve para tecer; vejo-o como um tecelão da
Cultura e nós da humanidade que, amamos a
Literatura universal, o devemos muito; erro e peco
Nos meus escritos, baixo o nível, fico com raiva e
Com ódio e escrevo com difamação; não aperfeiçoei
Um estilo e nem criei um diferencial que, pudesse
Chamar a atenção ou adequar-me ao jaez
Dalgum escritor; vejo-o manufaturador da letra
Pegava letra por letra e com esmero, tricotava,
Palavra por palavra, costurava retalho por retalho,
Sem pressa, sem perder tempo, ia buscar o tempo
Perdido, ia caminhar pelos caminhos de Shwan e
Enamorar pelas raparigas em flor, pelas suas sombras,
Detalhes e silhuetas; se fosse para escrever, para ficar
Rico com a escrita, para agradar a gregos e a
Troianos, na certa seria um escritor medíocre,
Mediano; mas escreveu tal qual Deus fez o
Mundo, sem ninguém por perto para perturbar, para
Perguntar o que estava a ser feito ou para o estressar;
Escreveu com ser, alma e espírito, e é assim,
Com a licença que peço, que tento aprender;
É assim que, também quero que, me vejam, não
O mundo inteiro, mas pelo menos eu e os meus eus;
E se um dia for merecedor, para entrar para essa
Nobre galeria, que tenha o Marcel por guia, que,
Se reencarne em mim e me passe seus segredos e mistérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário