segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Euclides da Cunha, Estâncias; BH, 02101102011.

Les beaux yeux sauvent beaux vers!...
                                                  V. Hugo 

Meu pobre coração tão cedo aniquilado
Na ardência das paixões - ó pálida criança -
Revive à doce luz do teu olhar magoado
E cheio de ilusões, de crenças e esperança
Faz o castelo ideal das louras utopias
- Com os brilhos desse olhar e o ouro de tua trança! -
Quando sobre as sombrias
Ondas - vasto luar esplêndido se espalma
De todo o seu negror, arranca as ardentias
De teu olhos assim à luz divina e calma
Dimanam - cintilando - as ilusões e os versos
Das sombras de minh'alma...
E sonho e canto e rio e me deslumbro... imersos
- No místico luar que sobre mim derramas -
Fulguram como sóis meus ideais dispersos!...
Fulguram como sóis - entre sonoras flamas -
Partindo no meu peito a tétrica penumbra
E o silêncio fatal de dolorosos dramas...
E tudo hoje antes tem luz, tem voz - deslumbra -
Pois - tal como um ideal - uma canção ressumbra -
E em cada uma canção - o teu olhar cintila...

Nenhum comentário:

Postar um comentário