terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Meu cérebro tem horas e parece sofrer de encasteladura; BH, 01401501002002; Publicado: BH, 02701202011.

Meu cérebro tem horas e parece sofrer de encasteladura
E da mesma dor aguda que dá na pata anterior dos
Cavalos e isso, acentua ainda mais o encastelamento do
Meu ser, a querer impedir o encastramento da minha
Alma comigo e com meu espírito; é duro não conseguir
Encastrar a emoção com o sentimento; dói-me ao não
Encaixar o pensamento com a memória, e nem engranzar
A lembrança com a saudade; não consigo entrosar meu
Ente nem com a realidaade; nada faço quando sinto a
Porta fechada para mim; não movo uma palha ao encerrar
As esperanças; é comum arredar-me do convívio dos
Outros, isolar-me e encasular-me como a querer
Encataplasmar, cobrir de cataplasma, mesmo a estar são
E tornar-me doentio sem sentido, direção ou rumo; desde
Cedo comecei a encatarrar-me, a adoecer facilmente com
Catarro; desde menino, encatarroar-me é comum; virou
Crônico o enrouquecer-me, o constipar-me e endefluxar-me
E até hoje mantenho como figura de encausta; sinto-me
Personagem daquele que trabalhava com cera derretida, no
Processo antiquado de encáustica; sou tão rústico, quanto
Encáustico, modelo de pintura sobre cera; qualquer encava,
Peça com que se unem dois corpos, em arquitetura, não se
Enquadra na obra que represento e o desenlace é de quem
Se zangou e que se amuou e que deu o cavaco e ficou
Encavado sem se sobrepor; não aprendi a cavalgar pelas
Montanhas e nem sei encavalar nuvens pelo azul do céu e
Ecavilhar imagens no firmamento; quero meter, ligar com
Cavilhas, cavilhar alguma boa ideia no meu poder encefálico;
Curar a encefalocele, extirpar a hérnia cerebral e sonhar e
Pensar como encefalóide ativo, com o resultado que tem
Sinuosidades parecidas com as do cérebro, a aumentar a
Oxigenação e impedir o encefalólito, o cálculo e a concreção
Cerebrais; e o encefaloma, o tumor que causa a encefalopatia,
Designação genérica das doenças orgânicas faladas na
Encefalologia e no tratado acerca do cérebro, e assim enceleirar
Energias contra a encefalomalácia e o amolecimento da substância
Branca subcortical, manifestado por convulsões, paralisia, rigidez
E estupor; e recolher em celeiro conhecimento, é armazenar
Sabedoria e entesourar com inteligência a evitar enceguecer com
As luzes artificiais; tornar-se cego pala ação da mídia e cegar-se
Pelo efeito da ignorância; cegueira, enceguecimento, não contecem
Só nos olhos: todo organismo pode cegar e aí é pior do que a
Encelialgia, dor nos intestinos e a inflamação encelite; na enceradura
Intelectual, o bom encerador é aquele que trabalha com afinco e amor
No enceramento de assoalhos mentais; e liberta o ignorante do encerro
Onde ele se encontra; livra-o do ato que o quer encerrar, pois o lugar
Em que se encerra alguém ou alguma coisa relativa às coisas e do que
Dela se faz parte tem que se chamar liberdade; crânio encharcadiço de
Alguém que só sabe encervejar, beber e embriagar-se com cervejas,
Torna o complexo enchapinado, tais os cascos das bestas muito
Endurecidos e defeituosos; o encetamento para a derrocada é a falta
De fé; o início do fim da paixão; o começo da falta de autoestima, a
Encetadura da ingenuidade e de encetar a timidez; é necessário todo e
Qualquer encestamento de informações, para não enchafurdar e muito
Menos chafurdar, atolar-se no desespero ou atascar-se e enlamear-se
De tanto emchamboado; não adianta o mal feito de corpo, que sempre
Será deselegante e atarracado, a desfilar enchapelado, como não se
Pode cobrir o sol com a peneira, também não se salva o corpo coberto
Com chapéu; se queres enraivecer, meter o demônio no corpo,
Endemoninhar-se por causa da endemicidade, nunca passarás dum
Endechador, autor de endecha, poesia fúnebre e triste, como uma canção
Melancólica e que afeta mais do que a endarterite obliterante, com
Obliteração da luz da artéria em consequência do processo inflamatório
Da túnica íntima, a acentuar a inflamação; quando a morte chegar, quero
Que venha encontrar-me feliz, com todo o enda, o sufixo que exprime
Ideia de ação e de lugar; e que leve-me em oferenda, da vivenda para
A parlenda, com sonho eterno na fazenda dos mortos; não quero choro
Na encurvação; não quero vela na encurvadura; deixe as flores no próprio
Arqueamento, livres da curvatura dos vasos; para que encoleirar a natureza?
Não precisa pôr coleira em pétalas, pólenes e néctares; deixo de herança
Neste encólpio, deixo de legado neste pequeno relicário, tudo de encomendado
Que se encontra em mim; foi feito de encomenda e recomendado pelo melhor
Que existe em mim; pode até nem prestar, tal o pároco por encomendação, que
Ao desiviar do seu destino, por veredas tenebrosas, vê-se amovível em outra
Direção, a ter que fugir e esconder-se por ter caído em tentação, a pedir ao
Encomendeiro, à pessoa a quem se faz encomendas, ao recoveiro sem
Ecômio, que não tem louvor e nem elogio e nem gabo e que só sabe enconcar
Quem o procura; só sabe tornar curvo quem quer o seu trabalho e depois
Desaparece ao encurvar-se e tomar forma de telha ou de conca

Nenhum comentário:

Postar um comentário