segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Álvaro de Campos/Fernando Pessoa, O tumulto concentrado; BH, 01001202012.

O tumulto concentrado da minha imaginação intelectual...

Fazer filhos à razão política, como os crentes enérgicos...

Minha juventude perpétua
De viver as coisas pelo lado das sensações e não das responsabilidades,

(Álvaro de Campos, nascido no Algarve, educado por um tio-avô, padre,
Que lhe instilou um certo amor às coisas clássicas...)
(Veio para Lisboa muito novo...)

A capacidade de pensar o que sinto, que me distingue do homem vulgar
Mais do que ele se distingue do macaco.
(Sim, amanhã o homem vulgar talvez me leia e compreenda a substância do meu ser,

Sim, admito-o,
Mas o macaco já hoje sabe ler o homem vulgar e lhe compreende a substância do ser.)

Se alguma coisa foi por que é que não é?
Ser não é ser?
As flores do campo da minha infância, não as terei eternamente,
Em outra maneira de ser?
Perderei para sempre os afetos que tive, e até os afetos que pensei ter?
Há alguém que tenha a porta do ser, que não tem porta,
E me possa abrir com razões a inteligência do mundo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário