sábado, 6 de abril de 2013

Manuel Bandeira, Delírio.

Que será que desperta em mim neste momento
Uma inquietação que é quase uma agonia?
Há uma solução lá fora... É o soluço do vento,
E perece sair de minh'alma sombria.

Por que, na solidão desta tarde que morre,
Sinto o pulso bater em pancadas de medo?
Por que de instante a instante uma lembrança ocorre,
A que estremeço como um terrível segredo?

Por que pensei em minha mãe agonizante?
Por que me acode a voz daquele amigo morto?
Será a sombra da morte aquela névoa errante,
E morrerei desamparado e sem conforto?...

Como a casa é deserta? E como a tarde é fria!
Plange cada vez mais o soluço do vento,
E parece sair de minh'alma sombria.
Desânimo... Desesperança... Desalento...

Mãos femininas... Mãos de amante ou de esposa,
Quem me dera sentir em minha árida fonte
O aroma que impregnais, tocando, em cada cousa...
A carícia da brisa... A frescura da fonte...

Mas nenhuma virá, no instante em que me morro,
Dar-me a consolação deste longo martírio.
Nenhuma escutará o grito de socorro
Do meu penoso, do meu trágico delírio.

Que me importa o passado? à minha natureza
Repugna essa volúpia enorme de saudade
Ó meu passado, ruinaria sem beleza!
Eu abomino a tua escura soledade.

O tempo... Horas de horror e tédio da memória...
Ah, quem mo reduzira ao minuto que passa,
 - Fosse ele de paixão inerte e merencória,
Na solitude, no silêncio e na desgraça!

                                                               
                                                               Clavadel, 1914

Nenhum comentário:

Postar um comentário