sábado, 28 de setembro de 2013

GGN, John Coltrane

“Meu objetivo é viver a vida verdadeiramente religiosa, e expressá-la em minha música. Se você vivê-la, quando você toca não há problema porque a música é parte da coisa toda. Ser um músico é realmente algo. É muito, muito profundo. Minha música é a expressão espiritual do que eu sou - minha fé, meu conhecimento, meu ser.”
John Coltrane (23 de setembro de 1926 - 17 de julho de 1967)
“Ele foi uma das pessoas mais gentis que conheci. Eu nunca o ouvi dizer nada de malicioso sobre ninguém, mesmo quando, no início de sua carreira, ele se sentiu ferido ao ler críticos que, não ouvindo tão profundamente como ele tocou, atacaram-no por ser muito ‘avant-garde’.”
Nat Hentoff, no disco “The Very Best of John Coltrane
“As emoções que ele evocava foram de uma intensidade única, e tais sentimentos estavam diretamente ligados à grande busca que era o centro de sua vida. Um homem que estudou todas as religiões, assim como a teoria da relatividade de Einstein, Coltrane se atreveu a tentar descobrir através da música um caminho para o que Stephen Hawking chamou de ‘a mente de Deus’ para o homem moderno. Essa busca não era apenas pretensão de sua parte. Qualquer pessoa com ouvidos e coração e alma podia ouvir e sentir isso.”
Eric Nisenson, no livro “Ascension: John Coltrane and His Quest

Nenhum comentário:

Postar um comentário