sexta-feira, 25 de abril de 2014

Mais do que Pelé jogou futebol; BH, 014012020113; Publicado: BH, 0250402014.

Mais do que Pelé jogou futebol,
Minha mãe pelejou comigo;
Mais do que Jânio Quadros governou o
Brasil, a minha mãe quis, que
Eu governasse alguma coisa;
Mas, não houve jeito, matemática,
Religião, pimenta, que dessem certo comigo;
Não houve aritmética, português, língua
Pátria, moral e cívica, que me endireitassem;
E a professora de canto a ensinar-me o
Hino Nacional? Nossa Senhora, coitada
Da professora de canto, a me fazer cantar
No ritmo certo; e a aula de leitura em voz
Alta? e na hora de declamar uma poesia
Decorada para a festa? e a tabuada? e a
Régua? os beliscões? os puxões de
Orelhas e de cabelos? e os castigos?
Nada, desistiram todos que tentaram; e
Imagino, o que deve ter chegado,
Aos ouvidos da minha mãe;
E era ministrado Gammar,
E era ministrado Memoriol;
E aulas e mais aulas particulares
E mais aulas de reforços: e não havia santo
Que salvasse o escriba; por mais que
Os apelos iam aos céus, os céus não
Respondiam; apesar de muito trabalho,
Ter aprendido a ler numa Bíblia, ao
Decorar o João III / XVI; dos céus para
Uma ajuda ao filho da minha mãe, não veio
Nenhum milagre, nenhum ensinamento especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário