quinta-feira, 15 de maio de 2014

Planalto, O Legado da Copa é Nosso.

Copa 2014
No lançamento do Compromisso Nacional pelo Emprego e Trabalho Decente na Copa do Mundo, nesta quinta-feira (15), a presidenta Dilma Rousseff ressaltou que o legado do Mundial fica para o povo brasileiro. Ela afirmou que os aeroportos, as obras de mobilidade urbana e os estádios ficam para o Brasil, enquanto os turistas “levam na mala” a garantia de ter visitado um país alegre e hospitaleiro.
“Nós podemos dizer, em alto e bom som: o legado da Copa é nosso. Porque ninguém que vem aqui assistir à Copa leva consigo na sua mala aeroportos, portos, obras de mobilidade urbana, nem tampouco estádios. Podem levar na mala a garantia de que esse é um país alegre e hospitaleiro. Agora, aeroportos ficam para nos, obras de mobilidade ficam para nós, estádios ficam pra nós. Isso que é a questão central dessa Copa e finalmente a ultima é que faremos sem sombra de duvida a Copa das Copas”, comentou.
Dilma deixou também uma mensagem de apoio à Seleção Brasileira de futebol. A presidenta afirmou que todos vão torcer juntos pela vitória do Brasil, e que quando isso acontece, sempre tivemos uma taxa de sucesso alta, ao mencionar os cinco títulos mundiais do País na Copa do Mundo.
“Quando nós, que somos todos ligados ao futebol, que vivemos futebol, que torcemos pela Seleção e torcemos seis vezes – essa vez já tô contando agora, essa nova vez já contei – que torcemos seis vezes pela nossa vitória e sempre tivemos taxa de sucesso alta. Vejam que nas seis vezes, ganhamos cinco, e a última podemos ganhar ainda. Somos capazes de fazer sim a Copa das Copas, e quero dizer que todos nós vamos juntos torcer pela vitória da nossa Seleção”, disse a presidenta.
Posted: 15 May 2014 01:00 PM PDT
Presidenta Dilma Rousseff participa de cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PRPresidenta Dilma Rousseff participa de cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil virou a página da ameaça constante do desemprego, e hoje exibe uma das menores taxas do mundo e da própria história. Nesta quinta-feira (15), no lançamento do Compromisso pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo, ela também ressaltou que foram criados novos empregos com carteira assinada.
“Conseguir um trabalho com carteira era raridade. O desemprego era uma ameaça sempre presente. Felizmente, o Brasil virou esta página da história. Hoje exibimos, com orgulho, uma das mais baixas taxas de desemprego do mundo e, sem dúvida, de nossa história. Mais emprego e mais emprego formal. Nos últimos 12 anos, chegamos a uma marca rara, que foi atingir 20 milhões de empregos com carteira assinada. Isso, junto com ampliação do crédito, valorização do salário mínimo, junto com todas as políticas de proteção social, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, contribuiu para que o Brasil se transformasse naquele país em que houve a maior redução da desigualdade no mundo”, analisou.
Também sobre a questão do trabalho decente na Copa, Dilma disse que o Mundial é um momento especial no qual mostra para o mundo os passos importantes dados pela sociedade. Tais conquistas, segundo a presidenta, não vieram da noite para o dia, mas foi fruto de um esforço de emprego decente para todos sem discriminação, diferente do que aconteceu em outros países.
“Somos um país que nos últimos anos andou contra a corrente do que acontecia internacionalmente, enquanto no resto do mundo desempregavam, priorizava a redução da jornada de trabalho e ao mesmo tempo dos direitos trabalhistas, aqui temos uma situação diferenciada. Temos as menores taxas de desemprego do mundo, combinadas com cultura de negociação”, comentou a presidenta.
Posted: 15 May 2014 08:39 AM PDT
Presidenta Dilma Rousseff tira dúvidas sobre o Enem pelo Facebook. Foto: Roberto Stuckert Filho/PRPresidenta Dilma Rousseff tira dúvidas sobre o Enem pelo Facebook. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Em resposta a perguntas enviadas pela página do Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma forma democrática de garantir a todos os brasileiros e brasileiras maiores oportunidades de acesso à universidade. Nesta quinta-feira (15), em mais um Face to Face, ela afirmou que a diferença do Enem é que, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele oferece vagas em várias instituições de ensino superior.
“O Enem é uma forma democrática de garantir a todos os brasileiros e brasileiras maiores oportunidades de acesso à universidade. Com o Enem, você pode participar de um processo seletivo em 115 instituições de uma só vez. O nosso objetivo é um processo de seleção que teste não só o conhecimento, mas também que avalie a capacidade analítica”, comentou.
Dilma explicou à outra internauta que a escolha da universidade, seja pelo Sisu, pelo Prouni, ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é feita após a divulgação do resultado das provas do Enem. Ela também esclareceu que pessoas sem condições de pagar a taxa do exame podem pedir isenção no momento da inscrição, e que com uma única nota, é possível obter a certificação de conclusão do ensino médio e concorrer a vagas no Sisu ao mesmo tempo.
“As possibilidades são as seguintes: primeiro, se você fez o ensino médio, mas não concluiu você pode fazer o Enem. Se tirar mais de 450 pontos em cada uma das provas e 500 na redação, e tiver 18 anos ou mais, você recebe uma certificação de conclusão do ensino médio. Segundo, se já concluiu o ensino médio, você pode fazer o Enem e concorrer a uma das vagas nas universidades federais e públicas. Terceiro, durante todo o ensino médio é possível fazer o Enem”, escreveu.
Em relação à questão das cotas raciais, a presidenta afirmou que elas “integram as ações afirmativas necessárias para que superemos as consequências de 300 anos de escravidão e do racismo dela decorrente”. Ela também respondeu a perguntas sobre a correção de redações desconexas com o tema proposto pelo Enem.
“Agora o Enem está eliminando qualquer inserção indevida na prova de redação. Quem, na sua redação, incluiu, de acordo com o edital, “texto deliberadamente desconectado com o tema proposto” terá sua redação anulada e, portanto, não poderá utilizar o Enem para acessar a universidade”, ressaltou a presidenta.
Dilma ainda falou sobre o plano de segurança com relação às provas do Enem. Ela salientou que o esquema é melhorado a cada ano, e que a segurança é importante para garantir a isonomia do exame.
“Todas as pessoas que participam têm igualdade de oportunidade. Hoje, temos um amplo acordo com todas as secretarias de segurança dos Estados no País, ao mesmo tempo que as áreas de inteligência da Polícia Federal e das Forças Armadas dão amplo suporte a segurança do Enem. Por sua vez, a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Rodoviárias Estaduais prestam apoio principalmente no transporte das provas”,  respondeu.
Posted: 15 May 2014 04:40 AM PDT
face to face_ENVIE blogNesta quinta-feira (15), a presidenta Dilma Rousseff participa de mais um Face to Face na página do Palácio do Planalto no Facebook. A partir das 9h30, Dilma responde a perguntas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está com inscrições abertas até o dia 23 deste mês, no site do Ministério da Educação.
Enem
No Café com a Presidenta desta segunda (12), Dilma falou sobre as oportunidades que o Enem abre para todos os jovens, democratizando o acesso à educação e valorizando o esforço de cada uma das pessoas que querem estudar.
“Em primeiro lugar, a nota do Enem é o critério de seleção usado para que os estudantes tenham acesso às universidades públicas, federais e estaduais, e aos nossos institutos federais de educação profissional e tecnológica. (…) Em segundo lugar, a nota do Enem também é adotada como critério de seleção para o ProUni (…). Em terceiro lugar, com base no Enem, os estudantes também podem contratar o Fies (…). Em quarto lugar, o Enem abre as portas das melhores universidades do mundo aos nossos estudantes pelo programa Ciência sem Fronteiras. E, em quinto, a nota do Enem ajuda ainda a conseguir vaga nos cursos técnicos de nível médio do Pronatec por meio do Sisutec”, destacou a presidenta Dilma.
Posted: 15 May 2014 03:45 AM PDT
Agenda presidencial
Nesta quinta-feira (15), a presidenta Dilma Rousseff se reúne, às 9h30, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann, no Palácio da Alvorada. Às 11h, ela recebe o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, no Palácio do Planalto.
Às 15h, Dilma participa da cerimônia de lançamento do Compromisso Nacional pelo Emprego e Trabalho Decente na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. À noite, Dilma recebe cronistas esportivos para jantar, no Palácio da Alvorada, às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário