segunda-feira, 20 de abril de 2015

Poetas declaram apoio à legalidade do mandato de Dilma Rousseff


 Diversos poetas comprometidos não só com a palavra, mas também com o contexto político no qual estão inseridos enviaram ao Portal Vermelho seus depoimentos em apoio à legalidade do mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff.


A iniciativa foi do poeta e colaborador do portal, Claudio Daniel, que mobilizou outros amigos da poesia para este manifesto. Alguns deles já contribuíram com a sessão Letras Vermelhas, do caderno cultural Prosa Poesia e Arte, entre eles, Chiu Yi Chih.

Veja os depoimentos: 

“Confio na integridade e na capacidade da presidenta Dilma. Quem deve ser cobrado são os integrantes do Congresso mais reacionário dos últimos tempos, os seus presidentes deploráveis, e o ministro Gilmar Mendes (colocado no STF pelo ex-presidente Fernando Henrique) que sentou há mais de um ano em cima do voto, bloqueando a decisão que impediria o financiamento empresarial das campanhas eleitorais e dos partidos políticos. Golpe nunca mais! Ditadura nunca mais! Marchas da Família, etc., nunca mais! Não vão levar no tapetão, o que perderam na eleição! Golpistas não passarão!” (Augusto de Campos)

“Dilma foi eleita pelo voto livre, democrático. Falar de impedimento é um absurdo que a grande mídia estimula tresloucadamente. Isso se chama golpe, sem tirar nem pôr. Já vi, infelizmente, essa cena: em 1964 multidões foram para as ruas em patéticas "Marchas da Família com Deus pela Liberdade". Deu no que deu: uma ditadura cruel e sanguinária que durou 21 anos”. (Armando Freitas Filho)





"Falar em impeachment de Dilma Rousseff é algo tão sem pé nem cabeça quanto obrigar os mosquitos da dengue a se mudarem para o Paraná. A água no estado de São Paulo está no osso, os casos de dengue são mais da metade dos registrados em todo o país, a polícia promove um verdadeiro genocídio nas quebradas, há suspeitas de corrupção grossa, nunca apuradas, no Metrô, na Dersa e nas obras do monotrilho, e não ouço ninguém pedindo o impeachment de Geraldo Alckmin. Espero que o governo de Dilma Rousseff consiga fazer a maior faxina possível dentro de Casa e prossiga com as mudanças sociais que vem acontecendo há mais de uma década. Mas estou convencido que sem mudanças profundas na difusão cultural e sem a criação de novos e eficientes canais de comunicação, teremos que ouvir o coro dos ignorantes por muito mais tempo. Os caras vão para a rua pedir impeachment e depois voltam para casa para assistir Faustão e enlatado americano dublado. Assim fica difícil levar uma discussão de alto nível." (Ademir Assunção)


“Fiquei feliz com o esvaziamento desse movimento favorável ao impeachment da nossa presidenta. Na última manifestação, na avenida Paulista, a concentração não tinha onde chegar e virou, como disse um amigo, uma passeata que não passeia, uma rua de lazer. Até mulheres nuas e seminuas desfilaram ao sol. Sem falar dos carros de som tipo trio elétrico, camisas da seleção, hino nacional e ambulantes vendendo cornetas e chapéus”. (Rubens Jardim)




“O Brasil vive uma das situações políticas mais delicadas de sua história. Está em curso uma articulação golpista, liderada pela grande mídia, que visa interromper o ciclo de doze anos de governo democrático-popular no país, que em curto período reduziu a miséria, as desigualdades sociais, implementou medidas de democratização do estado e da sociedade e preservou a nossa soberania e independência, com uma corajosa política externa. O que os empresários midiáticos e seus aliados do PSDB-DEM, setores do judiciário, banqueiros e latifundiários desejam é fazer o país voltar no tempo e retornar à sua condição submissa em relação aos Estados Unidos e ao grande capital internacional, com o mesmo receituário aplicado por Fernando Henrique Cardoso: privatização de empresas estatais a troco de banana, arrocho salarial, desemprego e adoção das medidas recessivas do FMI. No campo cultural, trava-se também uma séria batalha na sociedade entre os que defendem os direitos dos trabalhadores, das mulheres, dos negros, dos homoafetivos, e aqueles que desejam impor uma pauta reacionária, machista, racista, homofóbica, de retrocesso em todos os campos. Neste momento, precisamos de uma ampla frente de apoio ao mandato de Dilma Rousseff, à democracia e ao aprofundamento das mudanças sociais iniciadas por Lula. A unidade dos trabalhadores, da juventude, da intelectualidade progressista e dos movimentos sociais é essencial para conquistarmos a vitória." (Claudio Daniel)

"Considerando as recentes manifestações de descontentamento com o atual governo federal, me brotou a dúvida sobre qual dos tipos de ‘imbecildadão’ - que toma para si a tarefa de impostar a voz vestindo a camisa da (corrupta) seleção brasileira - seria o mais cretino: o manifestante que levanta a bandeira do impeachment ou o manifestante que pede a volta da ditadura militar. O primeiro tipo de cretino certamente não sabe o que faz, uma vez que a presidenta Dilma foi eleita democraticamente e governa dentro da legalidade - se ocupando, inclusive (e praticamente de maneira inédita…!), dos casos de corrupção que inauguraram a escola político-partidária brasileira. Trata-se, nesse caso, de um cretino ignorante. O segundo tipo de cretino, ao contrário, parece saber exatamente o que faz, e deseja veementemente - a despeito de qualquer consideração pelos direitos civis e democráticos - ver seu pau subir, ao projetar todo seu desejo de onipotência na figura de um imbecil musculoso de arma em punho. Nesse segundo caso, trata-se de um cretino narcísico com delírios apocalípticos. Depois de alguma reflexão, pude concluir que o primeiro tipo de cretino é o mais cretino dos cretinos que dão voz a sua cretinice: a ignorância é imbatível - graças a ela, ibi erat dictatura. Para o segundo caso: habemus divã. Quantos aos demais casos de manifestação crítica (e necessária) ao atual governo federal, são bem-vindas, desde que desprovidas de ignorância, narcisismo e demais amostras adjacentes em ufanismo-verde-e-amarelo." (Ana Cristina Joaquim)



“Dando continuidade ao programa político e social iniciado no governo Lula, o atual mandato da Dilma tem contribuído de modo significativo na luta por um Brasil mais justo, do ponto de vista das melhorias das camadas mais desfavorecidas, e nesse sentido, é fundamental que seja respeitada a sua gestão assim como o fato de a presidente ter sido eleita democraticamente pela população brasileira”. (Chiu Yi Chih)





“Eu confio na presidente Dilma Rousseff. Apoio a continuação de seu mandato. A oposição, com ajuda da mídia golpista, tem manipulado gente que não sabe quem é o vice e acha que com a saída da Dilma quem vai assumir é o Aécio Neves. Que esperar disso?” (Rosana Piccolo)




Eu
e muitos brasileiros
disse Dilma
isso é legal
está legalizado
querer um fora
agora
acaba na hora
com a força do voto
Eu disse sim e quero sim.
(Lúcio Agra)



Do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário