sábado, 17 de outubro de 2015

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF NA SUÉCIA:

Blog do Planalto

Link to Blog do Planalto

Posted: 17 Oct 2015 10:24 AM PDT

Desembarque da presidenta Dilma neste sábado (19) no Aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, Suécia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PRDesembarque da presidenta Dilma neste sábado (19) no Aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, Suécia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff chegou neste sábado (17) a Estocolmo, na Suécia. Ainda no aeroporto, ela recebeu os cumprimentos da vice-primeira-ministra e ministra do Meio Ambiente, Åsa Romson, e do embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn.
O primeiro compromisso oficial da presidenta no país nórdico será no domingo (18), quando será recebida pelo rei Carlos XVI Gustavo e a rainha Sílvia.
Acompanhe pelo Blog do Planalto a cobertura completa da visita oficial, que segue até a segunda-feira (19). Dilma participará de encontros empresariais; de reunião com o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven; e visitará a fábrica dos36 caças militares Gripen que renovarão a frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
Posted: 17 Oct 2015 07:36 AM PDT
Selo - Suecia
A presidenta Dilma Rousseff chega neste sábado (17) a Estocolmo, na Suécia. para visita oficial de dois dias. No domingo (18) e na segunda-feira (19), a presidenta cumpre extensa agenda de compromissos, que inclui reuniões tanto com o chefe de Estado, o Rei Carls XVI Gustaf, quanto com o chefe de Governo, o primeiro-ministro Stefan Löfven.
Dilma Rousseff também manterá encontros com empresários brasileiros e suecos, no âmbito do Conselho Empresarial Brasil-Suécia e discursará na abertura do Seminário Empresarial Brasil-Suécia. Visitará, ainda, na cidade de Linköping, a sede da SAAB, onde já está em curso o processo de fabricação dos primeiros Gripen NG, adquiridos pelo governo brasileiro.
Para o embaixador do Brasil na Suécia, Marcos Pinta Gama, a visita de Dilma Rousseff é oportuna e marca a renovação de uma parceria estratégica entre Brasil e Suécia.
“Brasil e Suécia já possuem uma relação extremamente sólida, e nós buscaremos aprofundar através da visita tão importante da presidenta porque ela vai permitir justamente a intensificação de uma série de projetos. E nós estamos discutindo com a Suécia um grande número de parcerias em áreas como o meio ambiente, a cooperação em mudança do clima, a cooperação em transportes, energia, área de inovação. Há grandes possibilidades de trabalho conjunto entre os dois países“, avalia.
Em encontro durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada no mês passado em Nova Iorque, o Brasil foi convidado pelo primeiro-ministro sueco para integrar o Grupo de Alto Nível para apoiar a implementação da Agenda 2030, do qual também fazem parte África do Sul, Alemanha, Colômbia, Índia, Libéria, Suécia, Tanzânia, Timor Leste e Tunísia.
“Na área política, Brasil e Suécia também já trabalham, cooperam fortemente nas Nações Unidas, em temas os mais variados, como desarmamento, Direitos Humanos e defesa da democracia”, enumera o diplomata.
Marcos Pinta Gama destaca que o projeto de construção dos novos caças da Força Aérea Brasileira fortalece ainda mais as relações entre Brasil e Suécia, mas que as relações econômicas e comerciais entre os dois países não se limitam a essa área.
“Nosso relacionamento é extremamente diversificado: quase 250 empresas suecas estão instaladas no Brasil, algumas há quase 100 anos, como a Ericson, a SKF. E, portanto, a presença da Suécia na economia brasileira é uma presença muito forte, muito significativa, gerando quase 60 mil empregos, gerando pesquisa e desenvolvimento também, no Brasil”, afirma.
Posted: 17 Oct 2015 05:32 AM PDT
Selo - Suecia
Ao fecharem o acordo para comprar 36 aeronaves Gripen NG para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), Brasil e Suécia abriram caminho para selar novos acordos bilaterais e comerciais, afirmou nesta quinta-feira (15) o diretor de Departamento Europa do Itamaraty, embaixador Oswaldo Biato.
“O governo sueco ficou muito contente com as negociações da assinatura do acordo dos aviões Gripen pelo Brasil. Com base nessa decisão, querem muito construir uma cooperação muito mais ampla na área comercial, tecnológica, científica e também na área educacional”, comentou.
A partir do acordo dos caças Gripen a Suécia a Suécia pretende construir uma cooperação muito mais ampla nas áreas comercial, tecnológica, científica e educacional, comentou o diretor de Departamento Europa do Itamaraty, embaixador Oswaldo Brito. Foto: Ivana Machado/Blog do PlanaltoApós os Gripen, Suécia pretende ampliar cooperação para áreas comercial, tecnológica, científica e educacional, comentou o embaixador Oswaldo Brito. Foto: Ivana Machado/Blog do Planalto
Segundo o embaixador, na área comercial existe um “amplo potencial” para intensificar a cooperação entre os países. Atualmente existem 200 companhias suecas instaladas no País, que empregam 70 mil trabalhadores.
“É uma visita muito positiva, situação em que há muitos campos de cooperação onde há interesses coincidentes”, enfatizou Biato. Um dos maiores interesses são acordos na área de etanol de segunda geração (celulósico). De acordo com o embaixador, atualmente a Suécia é o único país europeu que tem interesse no etanol proveniente da cana-de-açúcar.
Na visita oficial está previsto encontro com o rei e o primeiro-ministro da Suécia, Carls XVI Gustaf e Stefan Löfven, respectivamente. A presidenta também vai participar de seminário empresarial e encontro com empresários brasileiros.
Ela visitará o Porto Real de Estocolmo para conhecer a área revitalizada, o Instituto Real de Tecnologia onde estudam brasileiros pelo Ciência Sem Fronteiras e as instalações da Saab, onde serão produzidos os caças para o Brasil.
FinlândiaNa Finlândia, a presidenta Dilma será recebida pelo presidente Sauli Niinistö. O embaixador destacou o interesse brasileiro na educação finlandesa. “A Finlândia é um país com os melhores índices e melhores sistemas de educação do mundo, sobretudo na educação primária. Estamos estudando maneiras de cooperação para trazer essas experiências exitosas para o Brasil”, ressaltou.
Além disso, na reunião devem ser discutidos outros temas de interesse bilateral e comercial, como ciência e tecnologia, bioenergia e participação de empresas finlandesas em projetos de investimentos no Brasil.
You are subscribed to email updates from Blog do Planalto.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States

Nenhum comentário:

Postar um comentário