segunda-feira, 28 de março de 2016

Eduardo Guimarães: A DITADURA QUER ME PEGAR:

Companheiras e companheiros,
 
peço encarecidamente toda atenção possível ao que vou lhes relatar. Venho denunciar uma retaliação abjeta a este que escreve por parte dessa direita criminosa que há décadas e décadas infelicita este país. 
 
Estou blogueiro há mais de dez anos. Nesse período, sei que incomodei muito a direita midiática e nunca tive dúvida de que um dia ela iria me retaliar. 
 
Desde 2007, no segundo ano de existência do Blog da Cidadania, representei várias vezes contra impérios de mídia. Foram ações no Ministério Público, na Polícia Federal e até no Conselho Nacional de Justiça. 
 
Globo, Folha, Veja, Estadão etc foram alvo de minhas iniciativas. Promovi ações na Justiça contra Gilmar Mendes, contra Sergio Moro e contra Eduardo Cunha. Promovi manifestações de rua, como a da Ditabranda, em 2009, em frente à Folha.
 
Cedo ou tarde iriam querer me pegar. 
 
Além disso, cometi um crime imperdoável para a direita: apoiar Lula. 
 
Devido ao meu ativismo político, participei da primeira entrevista que o ex-presidente deu a blogueiros - em 2010, quando ele ainda estava no Palácio do Planalto - e das outras duas - a segunda em 2014 e a terceira em janeiro deste ano.
 
Por conta disso, sou tido como o blogueiro mais "lulista" entre todos. Isso está me gerando um preço a pagar. 
 
No fim de fevereiro, uma fonte me procurou dizendo que tinha informações de que Lula e sua família seriam os alvos da 24a fase da Operação Lava Jato. E apresentou um conjunto de informações que pareceram absolutamente inquestionáveis no sentido de que isso iria acontecer.
 
Decidi, então, tratar o assunto jornalisticamente. Qual era o furo? Não era Lula ser alvo da Lava Jato, o que todos sabiam que era, mas informação dessa fonte de que a 24a fase da Lava Jato fora todinha vasada para a imprensa paulista/carioca.
 
Ou seja: os dados que recebi já haviam sido passados para Globos, Folhas, Vejas e Estadões.
 
O que fiz? Procurei ouvir o outro lado, ou seja, o Instituto Lula, e divulguei a denúncia no Blog da Cidadania. 
 
No dia da condução coercitiva de Lula, porém, começou a retaliação. A 24a fase da operação Lava Jato deveria começar em uma segunda-feira, mas começou na sexta devido à minha denúncia. 
 
Vejam matéria que O Globo publicou poucos dias depois, com base na relação estreita e suspeita que o império da família Marinho mantém com a Lava Jato. 
 
globo 1
A matéria acima foi publicada no dia 3 de março. Mas o mais incrível é que o procurador Carlos Lima e o delegado Romário de Paula me fizeram ameaças na Globo News e até no Jornal Nacional. 
 
Tudo porque denunciei que a própria Lava Jato havia vazado a 24a fase da Operação.
 
Naquele momento, recebi muita solidariedade. Blogueiros e jornalistas fizeram até um ato público no sindicato dos jornalistas de SP em que fui desagravado. 
 
Passaram-se 3 semanas. A Globo e a Lava Jato voltaram à carga. No último sábado, 26 de março, O Globo publicou mais ameaças veladas a este blogueiro. 
 
Vejam, abaixo, a segunda matéria de O Globo, publicada no último sábado naquele jornal
 
globo 2
Desde a primeira ameaça da Lava Jato via Globo, procurei o jurista Pedro Serrano. Ele se dispôs a me defender. Na segunda ameaça, sábado passado, ele me disse que não há mais dúvida de que a Lava
Jato vai me atacar na Justiça. Vou ter que me defender.
 
O problema, companheiras e companheiros, é que não existe almoço grátis. Não vou conseguir me defender sem custo algum. Por mais que me façam o melhor possível em termos de custo, alguma coisa vou ter que pagar.  
 
Eu não tenho dinheiro. Nunca coloquei um banner no blog pedindo dinheiro aos leitores como fazem outros blogs, nunca recebi publicidade estatal - aquele banner da prefeitura de Guarulhos está lá no blog de graça e a prefeitura nunca me pagou. Está lá o banner para o espaço não ficar vazio.
 
Bem, pessoal, vou ser bem direto. Estou muito preocupado. Decidi, então, fazer o que nunca fiz dessa forma: pedir apoio aberto aos leitores. 
 
Tudo que fiz nesses dez anos foi pela democracia, foi por todos nós, por nossos filhos e netos. E vou continuar enfrentando essa ditadura que estão instalando no país, mas preciso de apoio. 
 
Sem mais delongas, vou informar o número da conta da minha mulher no Banco do Brasil. Quem quiser e/ou puder me ajudar, estará fazendo justiça a quem vem lutando contra essa direita fascista sem lucrar nada como lucram tantos outros que lutam, sim, mas remuneradamente.
 
DETALHE: QUEM ESTIPULA SE E QUANTO PODE DOAR É QUEM FARÁ A DOAÇÃO. A MIM CABERÁ AGRADECER QUALQUER VALOR. O QUE VALE É A VONTADE DE COLABORAR.
 
Estão tentando me calar através de ameaça não ao meu bolso, como quando a Globo processa blogueiros. Querem tirar minha liberdade por eu ter denunciado os crimes da Lava Jato, ou seja, os vazamentos ilegais que ela promove. 
 
Minha família está desesperada. Sou arrimo, tenho a minha filha Victoria, que sofre de doença degenerativa e precisa muito de mim. Tenho sido cobrado por mulher e filhos por ter me exposto à sanha dessa ditadura que implantaram no Brasil...
 
Enfim, seja o que Deus quiser. Informo, abaixo, o número da conta para quem puder ajudar.
 
Confesso que estou mortificado por ter que chegar a isso, mas não tenho outra alternativa. Não tenho recursos para bancar minha defesa sozinho e estou nessa situação não porque tentei lucrar pessoalmente, mas por defender a democracia e o Estado de Direito de todos nós.
 
Peço desculpas por pedir esse apoio. Não consigo deixar de me sentir constrangido. Mas, enfim, não há o que fazer. Eis os dados, portanto.
 
TANIA CRISTINA DE MAURO CUNHA
CPF 154.311.668-08
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 1189-4
CONTA 46.063-X
 
Um abraço fraterno a todos e a todas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário