domingo, 10 de abril de 2016

#GovInforma: A torcida organizada das semanais com o factoide da ‘compra de votos’

Posted: 10 Apr 2016 12:57 PM PDT
Quando o linchamento público fracassa, quando se constata a reação vitoriosa ao ódio, à intolerância e ao rancor como estratégia para o triunfo político, quando são evidentes os sinais de arrefecimento da ação golpista, a saída é recorrer a factoides.
Desesperados.
É o que se conclui com a orquestra afinada (ou desafinada?) das revistas semanais, que em suas edições deste fim de semana abordaram, de maneira uníssona, a tese de “compra de votos do Palácio do Planalto para combater o impeachment na Câmara”.
Tese, sim, e em tom de “denúncia”. A negociação de emendas e cargos – “e até dinheiro”, como narra uma das publicações – é descrita com a agressividade habitual pelas revistas Época, IstoÉ e Veja. Ainda que não exibam prova alguma, nem sequer uma declaração oficial de parlamentares abordados ou “comprados”, ou outra mínima evidência capaz de sustentar a tese como fato jornalístico.
Era para ser jornalismo, mas não passa de torcida organizada.
Embarcam, assim, na onda dos denunciadores, que acusam o governo de fazer exatamente aquilo que – eles, sim – estão fazendo. Como declarou o ministro Ricardo Berzoini na sexta-feira (8), “mesmo com todo o esforço de cooptação de parlamentares, com promessas de cargos e vantagens, eles não têm os votos”.
Não há “compra de votos” em curso. A aproximação, o diálogo e as negociações feitas pela área política do Palácio do Planalto não se resumem a apenas uma votação, e sim para um relançamento do governo no dia seguinte após o Brasil superar a agenda catastrofista do impeachment.
A tese das semanais constitui, isto sim, mais um capítulo da tentativa inclemente de aprovar o impeachment a qualquer preço. Na falta de evidência prática de sua vitória, as revistas e os apoiadores do golpe parecem torcer para sua “profecia autorrealizável”.
O termo, cunhado em 1949 pelo cientista social norte-americano Robert Merton, em inglês chama-se self-fulfilling prophecy.
Na prática, significa você repetir tanto uma coisa, com bases falsas, até que ela se torne realidade.
Neste caso, não se tornará.
Reportagem da Revista Veja
Reportagem da Revista IstoÉ
Posted: 10 Apr 2016 12:00 PM PDT


Posted: 10 Apr 2016 06:45 AM PDT
O desenvolvimento da maior e mais moderna aeronave brasileira, o cargueiro KC-390, é mais um exemplo de sucesso da parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer. O coordenador do projeto na empresa brasileira fabricante de aeronaves, Paulo Gastão Silva, avalia o resultado tecnológico alcançado com a aeronave.
“Esse avião realmente é o último estado da arte da tecnologia. Do lado da Força Aérea, o KC vai permitir atingir aquela grande mobilidade estabelecida na Estratégia Nacional de Defesa, mobilidade das tropas brasileiras. Do ponto de visa da Embraer, um ganho tecnológico importante”, explica. Segundo ele, além de assegurar à FAB o cumprimento de todas as suas missões, ao mesmo tempo prepara melhor a Embraer para os próximos programas que virão pela frente.
E ele destaca o grande interesse que o KC-390 tem despertado no mercado mundial. “Cerca de 80 países compõem o mercado que chamamos de ‘mercado endereçável’, de modo que o potencial de exportação pela próxima duas décadas é muito interessante para o Brasil”.
O contrato de desenvolvimento começou em 2009, e está agora em sua quarta fase, que envolve testes de certificação da aeronave. O programa, que é do governo brasileiro, investiu mais de R$ 4 bilhões na fase de desenvolvimento, diz o coordenador.
Ele também ressalta os empregos gerados. A fase de desenvolvimento gerou 1,5 mil empregos diretos de alta qualificação somente na Embraer. E cerca de cinco vezes essa quantidade na cadeia de fornecimento. Quando a produção seriada estiver estabilizada, ele prevê outros 1,1 mil empregos diretos com consequente geração de cinco vezes esse total na cadeia de fornecimento.
Para o piloto de ensaios da Embraer, comandante Jordão, o cargueiro representa um “orgulho enorme” para o Brasil. “Realmente esse programa dá um update na Embraer, um novo degrau a ser atingido, não só na aviônica, mas no trabalho cruzado entre o que espera que ela faça na vida real e o que a tecnologia está nos dando. Estamos tendo grandes experiências. Realmente é um marco para a indústria brasileira”.
Ele aponta que o KC-390 coloca o Brasil em uma posição muito vantajosa em termos de defesa na América do Sul. “Estamos falando de mobilidade e capacidade de reação. Um país que não tem uma aeronave dessa categoria, não tem capacidade de reação”, pontuou.
You are subscribed to email updates from Blog do Planalto.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States

Nenhum comentário:

Postar um comentário