segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Finjo sempre de determinador do tipo; BH, 080402001; Publicado: BH, 01801202013.

Finjo sempre de determinador do tipo, 
O que determina, decide, regula e estabelece;
Mas é só com crianças, velhos, algumas mulheres
E indivíduos fracos e covardes; passo sempre por
Determinado, ledo engano, de demarcado decidido
E resolvido, mas é só quando bebo; pois, a tal 
Determinação, o tal determinar, não passa 
De ação sem resolução; e isso só ajuda a deteriorar-me
O ser; danificar-me o ente, estragar-me
O espírito, e apodrecer-me o pensamento; fico
Nojento, doente de nojo, com asco e ânsia
De angústia extrema e ansiedade deteriorante,
De pressão que deteriora minha alma; e a causar-me
Um estrago maior do que um terremoto, uma
Deterioração maior do que uma ruína atômica,
Ou do que um apodrecimento provocado no 
Organismo quimicamente; quem é que 
Poderia detergir-me? limpar-me, ou até
Purificar-me por meio de substâncias, ou
Ingredientes químicos? não vejo ninguém,
Não conheço nenhum detergente, nem 
Medicamento que deterge, purifica, ou clareia;
Só vejo os que querem deter-me, suster-me
Da minha liberdade, fazer parar e impedir,
Que a verdade alcance-me; e guardar-me 
Em prisão e em custódia, como se eu fosse
Um criminoso de alta periculosidade; sou 
Só o detentor disto que escrevo aqui, sou
Só o que detém esta caneta entre os dedos
Agora; e não guardo nada na detenção
Do meu coração, não fica nenhuma mágoa
E nem rancor em estado do que é detido
Dentro de mim; em prisão provisória, preventiva,
Ou correcional do meu interior, no meu 
Próprio presídio e penitenciária, só guardo o 
Que é de mim para mim mesmo; e nunca
O que é de mim para os meus semelhantes;
Useis um detector, um dispositivo que sere
Para detectar, ou tornar audíveis as minhas
Modulações e os meus sinais, iguais os das ondas
De radiodifusões e verificareis, então, que não
Estou a fingir; não estou a mentir, podeis
Vir que só ireis detectar a verdade, só ireis 
Descobrir algo, através de radar, sonar, que são
Ruins para mim mesmo e encontrar tudo 
De bom para a humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário