domingo, 20 de agosto de 2017

Sabeis que na minha ignorância; BH, 080702000; Publicado: BH, 0201202013

Sabeis que na minha ignorância
Só sei regongar como uma ariranha mamífero
Da família dos Mustelídeos semelhante à lontra
Pois não sou iluminado não sou espirituoso
Nem tenho alguém para acender pelo menos
Um toco de vela por minh'alma é por isto que
Vivo na eterna treva que habita o meu ser
Sabeis que na minha formação sou menor que
A ariramba a denominação genérica das aves
Ribeirinhas da família dos Alcedinídeos
Muito menor que o ariqueme o indígena da
Tribo dos Ariquemes do Rio Jamari afluente do
Rio Madeira que não tenho em mim o
Aripo o ato o trabalho de aripar não sou
O aripeiro mestre que descobre as pérolas
No meio da lama das areias dos mares secos
Por mais que queira aparentar uma ária
De sentimento patético profundo no fundo não
Mantenho o espírito arioso em mim nada
Passa dum ariolomântico a chegar ao
Ponto de não passar duma pessoa que se
Dedica à ariolomância o ariolomante que
Não perde a arte de adivinhar por meio de
Ídolos mesmos os ídolos pagãos que não se
Encontram relacionados no santuário dos deuses
Tenho-me como um aríolo um adivinho cigano
Feiticeiro de magia negra um haríolo
Que desenvolveu as mais mórbidas práticas
De cultivo da ignorância da hipocrisia
Não tenho o valor nem dum ário o sufixo
Que vem do latim ariu que é formador de
Substantivos que indicam lugar lugar continente
Tal o armário de vestiário ou o santuário
Que se transforma no aviário das ave-marias
A coleção de vocabulários agentes mandatários
Incendiários lançadores de coquetéis molotoves
No estado que resulta duma ação de
Adjetivos designativos de relação do homem
Solitário não voluntário perdido rodoviário
Tal o ariocó o peixe da família dos Lutjanídeos
Como o arinque náutico o cabo com um chicote
Preso à boia outro à âncora para lhe indicar
A posição que deve ser tomada pela humanidade
Quero ver o arino quero ver o arinó indígena da
Família dos Arinos ou dos Arinós das cabeceiras do
Rio Arinos; também quero ver o ariná o meu
Indígena da tribo dos Arinás do Rio Negro não posso
É ficar sem saber o que foi feito dos meus irmãos tenho
Que deixar de ser o arimbá o boião de barro vidrado
Que se perde como a arimaru a planta da família das
Loganiáceas o arilado ariini indígena da tribo dos
Ariinis do Rio Negro também chamados Arainis ou
Airinii cujo espírito arietino relativo ou pertencente
A ariete o carneiro domado que marcou a arieta da
Extinção da espécie a dizimação o extermínio como
O aricar o arar superficialmente para tirar ervas daninhas
Como se nossos índios fossem essas ervas daninhas ou
Moedas de cobre que corriam em Damão um aricá sem
Valor sem cultura sem amor-próprio ouçamos então a
Aria do sufixo latino da gritaria o silêncio da livraria o
Galope da cavalaria os tiros da infantaria libertadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário