quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Atípico é que me afasto do normal e do típico; BH, 0260702000; Publicado: BH, 03101002013.



Atípico é que me afasto do normal e do típico,
Sofro o qualificativo das febres intermitentes, sem
Regularidades nos seus acessos; e na média
Aritmética duma distribuição de frequência,
Quando seu valor difere muito do valor do tipo,
Geralmente estou fora de moda, antes da moda começar;
Não tenho a atipicidade do atino, sou sempre a 
Diferença em valor absoluto, perco sempre o tino;
Não tenho conhecimento de um acerto na vida,
Não nasci para o ato de atinar, de ser prudente,
Ajuizado e discreto, atinado e astuto, inteligente;
E de mérito reconhecido, minh'alma é só
Uma atimia, um desanimo infinito, um
Abatimento eterno, prostração pela perda do 
Conhecimento e da consciência; perdi a muito
Tempo o atilamento e a pontualidade e não sei
O que é exatidão em nada na minha vida; 
Gostaria de ter esmero, de ter a discrição duma
Ave da família dos Cuculídeos, o atingaçu, ou o
Mais raro atinguaçu; e o silêncio do atincal, o mineral
Romboédrico, borato de sódio, o atincal atigrado
Que tem parecença com o tigre mosqueado como
A pele dum tigre que range ao ver alguém atiçoar;
A queimar tições nas chapadas, nas fogueiras, nos
Fogões à lenha e aí perde a linhagem, perde
A elegância e a sobriedade, perde o ativismo;
Como um bêbado, ou um drogado, que persegue
De pedra na mão o que tem coragem de atiçar
Fogo nas matas, nas florestas, nos bosques, nos capins;
Será que na Grécia antiga, na Ática, o templo 
Do puro e do sóbrio estilo, queimava-se a natureza?
Cortava-se árvores? prendia-se animais em cativeiros
E abatia-os sem motivos aparentes? creio que não;
O ático era mais que um pequeno andar, à maneira
Que coroa todos os mais pavimentos dum edifício
Para ornar, ou dissimular o telhado; e o latim
Aticu de relação, ou pertence o asiático fanático e 
Sua seita; o lunático selvático e sua forma 
Erudita que age, nos veio pelo francês que causa
O distúrbio nervoso caracterizado por movimentos
Involuntários, lentos e contínuos dos dedos e dos 
Artelhos, como uma dança moderna; um ballet de 
Atentos e que tem o apoio atestatório da plateia;
Por não entender a mensagem, que atesta o 
Atibaiano, que prova o atibaiense, de Atibaia, cidade
Do estado de São Paulo, que até hoje inda não
Visitei, não conheci e pretendo um dia, com 
Muita alegria levar a eles mais poesias, mais poemas
Desesperados, desesperadores e ávidos de compreensão e 
De entendimento, que é o que mais me falta,
O que mais almejo, desejo e espero do futuro;
E quando me encontrar em meio atribulador,
Com a atresia e a imperfuração dos orifícios naturais
Do corpo, estreitamento, ou estenose dos órgãos ocos, tal uma 
Criança que nasce sem boca, sem nariz, sem olhos, sem
Ouvidos, sem ânus, sem uretra e tem desordem nutritiva
Na infância, caracterizada por emaciação progressiva e 
Enfraquecimento de todas as funções orgânicas; marasmo,
Decomposição, pedatrofia causados pela atrepsia, não quero
Atreguar com o progresso, com o futuro, enquanto seres
Inocentes morrem de fome debaixo de marquises, debaixo 
De pontes; não quero dar tréguas a burguesia, dar descanso a 
Elite, as grandes causadoras de todos os distúrbios sociais; não 
Quero atenuar com o governo, ajustar e celebrar tréguas
Com a classe política inimiga do povo, da nação, do país;
Estou mais para atravincar, a segurar com força, a ficar
Seguro com atravinco, atravincado e bem seguro dos atos
Do meu comportamento, para não me deixar iludir e nem
Deixar essa corja de putrefatos fétidos iludir a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário