quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ensina-me a astuciar a planejar com astúcia; BH, 0250702000; Publicado: BH, 01º01102013.


Ensina-me a astuciar a planejar com astúcia
Proceder com astúcia para não cair nas garras
Do asturiano que veio das Astúrias Espanha
Passar-me a perna aqui ensina-me para que
Não seja mais esperto do que sou aqui
Dentro de casa pois penso que sou astroso
Nasci sob a influência de maus astros fúnebre
Funesto infeliz nada conheço de astrostática
A parte da Astronomia que se ocupa do volume
Dos astros das respectivas distâncias para
Tentar mudar de tática no meu destino se sou
Ou tivesse um astroscópio um antigo instrumento
Destinado à observação dos astros teria me
Observado antes de ter me formado através
Da astroscopia escolheria os astros apropriados
A incindirem sobre mim então meu nome estaria
No astrônimo meu nome estaria no meio do nome
Próprio de astros em geral estrela planetas
Constelações satélites quasares até tripulantes
De naves espaciais o mesmo que cosmonautas o
Primeiro astronauta que foi o aviador russo Yuri
Gagarin que em 12/4/1961 a tripular a nave
Espacial Vostov I deu uma volta completa à
Terra em 108 minutos à altura média de 300km a
Percorrer 40.000 km em velocidade superior a
25.000 km horários em 5/5/1961 o aviador
Norte-americano Alan Shepard Jr realiza o segundo
Voo espacial a bordo da cabina Liberty VII a
Percorrer a distância de 486 km em velocidade
Superior a 8.000km horários em 21/7/1961 seu
Compatriota Virgil Frimon repetiu o voo com bom
Êxito grande feito astronáutico foi empreendido
Pelo aviador russo Germain Titov em 6/9/1961
Efetuou 17 voltas em torno da Terra a bordo da
Nave espacial Vostok II em velocidade superior
A 28.000 km horários a cobrir a distância de
700.000 km em 25 horas em 20/2/1962 o coronel
Norte-americano John Glenn Jr a bordo da cabina
Amizade VII disparada pelo foguete balístico Atlas
Deu três voltas completas em pouco menos de cinco
Horas a percorrer 140.000 km em velocidade média
Superior a 28.000 km por hora o mais extraordinário
Feito espacial coube à missão Apolo 11 tripulada
Pelos astronautas norte-americanos Neil Armstrong
Edwin Aldrin Michael Collins que em 20/7/1969 fez
O primeiro pouso na Lua a façanha foi logo depois
Repetida pela tripulação da Apolo 12 ambas as missões
Trouxeram material do solo lunar após a fracassada
Missão da Apolo 13 partiu a Apolo 14 que obteve grande
Êxito em sua excursão lunar ao trazer mais elementos
Para o conhecimento do nosso satélite natural nenhum
Deles me deu a prática de astromancia a arte de adivinhar
Por meio de pretensos influxos dos astros nenhum se
Transformou em astromante em astrológico uranoscópio
Seguidor da astrolatria da adoração dos astros num
Astrólatra ou coisa assim que o antigo instrumento para
Tomar a altura dos astros no planisfério celeste o
Astrolábio que nos fez conhecer a respeitar como um
Astrófobo que sofre de astrofobia o medo mórbido de
Trovões relâmpagos a astrofobia dos raios que me
Alimente a astrofísica o estudo da luminosidade a
Constituição física química dos astros que me mate a
Fome a astrobiologia a doutrina que pretende unificar os
Fenômenos naturais tanto astronômicos como biológicos
A identificar ambos nas leis que lhes são comuns esquecer
O astro que exprime ideia pejorativa da imitação substituição
Do poetastro que sou do medicastro que não quis ser

Nenhum comentário:

Postar um comentário