terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Confesso que fiquei meio byroniado como se fosse algo relativo; BH, 0220802000; Publicado: BH, 0120702013.


Confesso que fiquei meio byroniado como se fosse algo relativo
Ou pertencente ao Byron poeta inglês de 1788-1824 pois sei
Que pode até parecer a olhos alheios algo indiferente que
Porém encheu-me de orgulho minha filha de sete anos
Acrediteis chegou perto de mim perguntou-me com
Delicadeza papai o senhor tem Machado de Assis? respondi
Tenho p
erguntei queres ler? respondeu vou tentar fui à
Estante peguei Dom Casmurro a entreguei abriu o livro na
Primeira página soletrou a
lgo pouco tempo depois peguei o
Livro de volta li o primeiro parágrafo tornei a lê-lo a mostrei
Pelos dos meus braços arrepiados os olhos marejados
Podeis acreditar sentiu também toda a beleza genialidade
Da literatura do nosso Machado de Assis é por isto que às
Vezes tenho que sair da bytownita em que me encontro
Sair do mineral triclínico do grupo dos feldspatos
Plagioclásio da mistura isomorfa de albita carrostita
A variar esta última de 70% a 90% sair do casulo
Bazufo esta coisa mal acabada mal feita em
Que me encontro para ser resgatado por uma
Criança de sete anos que depois tornou a surpreender-me ao
Ver na tv um ex-analfabeto a escolher com alegria um livro de
Estreia pois havia s
aído dum curso de alfabetização de três
Meses n
o senado estava na biblioteca a escolher um livro
Perguntou-me se já havia l
ido o livro escolhido era Os Lusíadas
Camões
quando o ex-analfabeto leu os primeiros versos
Tornei a ficar emocionado disse-a que não só o havia lido
Como havia presenteado ao primo dela com um exemplar do Os
Lusíadas à
s vezes são as crianças que nos tiram do buzo do
Azar do jogo do azar mesmo com pequenas conchas nos tiram
Das pedras são as que c
omo um buzinote um pequeno
Pedaço de cano destinado a dar saída às águas dos nossos
Bulcões dos nossos terraços a vertê-las aos nossos jardins a
Regá-los a flori-los a nos distrair d
a buzinação neurótica da
Amolação psicótica d
o ato de buzinar psicopata dos nossos
Motoristas t
ão mau-educados mil vezes melhor buziar tocar
O búzio sentir o buzegar o ventar com salpicos de chuva à
Poluição sonora do buzarate do homem corpulento barrigudo
Bazulaque fátuo fanfarrão q
ue de dentro dum carro pensa
Que é o rei da nação não vale mais do que um buzeno antiga
Medida portuguesa equivalente a quatro alqueires tem um carro
Não nego de repente não acha n
em o que comer nem mesmo
Um buxuari peixe fluvial da família dos Ciclídeos não passa
Na verdade duma buxinha que pelo menos é útil é planta
Medicinal da família das c
urcubitáceas não passa duma buxina
Álcali v
egetal extraído da casca da raiz do buxo no buxeiro do buxal
A mata de moita de buxácea espécime das Buxáceas família de
Plantas dicotiledôneas q
ue tem por tipo o buxáceo que tem aí na
Continuidade do tempo vamos na nossa inutilidade
Passamos na futilidade nada d
eixamos de herança a não ser o
Vazio o vácuo q
ue não sabemos preencher como o buvuari peixe
De rio da família dos Ciclídeos também chamado acará-bandeira
Xareu de tudo que mais f
azemos é transformar a nossa alma
Numa buvar u
m berço de mata-borrão numa buva planta da
Família das Compostas espírito de butucum de saco cheio do que é
Ruim que se carrega a tiracolo p
ara nos butucar esporear como se
Fossemos cavalos p
ara nos fazer lembrar da nossa condição a
Butucada de cada dia dai-nos hoje a ferroada no nervo
Do nosso dente sem anestesia analgésico a
Chegada da butuca na nossa pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário