quinta-feira, 8 de março de 2018

Alfred Noyes, Copernicus.

Os vizinhos fofocavam na porta.
Copérnico estava deitado sobre a cabeça.
Sua pequena multidão de amigos, com olhos assustados,
Sussurraram juntos, naquela casa escura de sonhos,
Do qual por uma fenda escura na parede
Ele costumava ver as estrelas.
"Seu livro veio
De Nuremberg finalmente; 

Mas quem ousaria
Para deixá-lo vê-lo agora? "-
"Eles o alteraram!
Embora Roma aprovado na íntegra, este prefácio, olhar,
Declara que suas descobertas são um sonho! "-
"Ele perguntou mil vezes se chegou;
Podemos arrancar essas páginas? "-
"Ele suspeitaria." -
"O que deve ser feito, então?" -
- Espere um pouco.
Essa era a voz do padre na sala acima.
Ele pode esquecer. 

Esses últimos sacramentos
Que a sua mente repouse e lhe traga a paz. "-
Então, roubando silenciosamente para aquela porta superior,
Eles abriram um pouco, e viram dentro
O leito de morte branco e magra de Copérnico
Que fez de nosso mundo um mundo sem fim.
Lá, naquela sala estreita, viram seu rosto
Cinzento, cheio de pensamento, iluminado por uma única lâmpada;
Eles viram aqueles gloriosos olhos
Closing, que uma vez tinha olhado para além das esferas
E visto nossos antigos firmamentos se dissolverem
Em uma noite ilimitada.
Ao lado dele ajoelhou-se
Duas mulheres, como sombras curvadas. 

A seus pés,
Um velho médico o observava. 

Em sua cabeça,
O franciscano murmurou, enquanto a luz
Brilhou fracamente no cálice.
Tudo cresceu ainda.
A fragrância do vinho era como flores fracas,
O primeiro sopro daqueles campos celestiais distantes.

Então, como um soldado moribundo, que deve deixar
Seu último comando para outros, enquanto a luta
Ainda é incerto, e a vitória longe,
Copérnico sussurrou, num sonho febril,
"Sim, é a Morte, mas você deve prendê-lo de volta,
Lá, na entrada, por um tempo,
Até que eu saiba que o trabalho é feito corretamente.
Use todas as suas armas, doutor. 

Eu devo viver
Para ver e tocar uma cópia do meu livro.
Ainda não o trouxeram?
Eles me prometeram
Deve estar aqui ao anoitecer.
Um de vocês vai
E apressar. 

Eu posso segurar
Morte até o amanhecer.

Ainda não o trouxeram? - de Nuremberg.
Não me engane. 

Eu preciso saber que é seguro,
Impresso e seguro, para que outros homens usem.
Eu poderia morrer então. 

Meu uso seria cumprido.
O que os atrasou? 

Não vai alguém ir
E dizer-lhes que minha força está se esgotando?
Diga-lhes que o livro seria a mão de um anjo
Na minha, um travesseiro mais fácil para minha cabeça,
Uma lanterna pequena na obscuridade envolvendo.
Você vê, eu escondi sua luz lutando por tanto tempo
Sob um bushel muito pequeno, e eu temo
Pode sair para sempre. 

No meio dia
Do breve dia da vida, eu não podia ver a necessidade
Como agora eu vejo, quando a noite desliga.
Eu estava com medo, talvez, poderia confundir
As luzes que nos guiam para as almas dos homens.

Mas agora vejo três estágios em nossa vida.
No início, nós bask satisfeito em nosso sol
E tome o que a luz do dia nos mostra para a verdade.
Então nós descobrimos, em alguma dor da meia-noite,
Como durante todo o dia a luz do sol nos cegou
Para profundidades além, onde todo nosso conhecimento morre.
É aí que os homens se encolhem e perdem o caminho em dúvida.
Então, por fim, à medida que a morte se aproxima, vem uma noite
Em cuja majestosa sombra os homens vêem Deus,
Conhecimento 

Absoluto, reconciliando tudo.
Assim, toda minha vida eu pondered nesse esquema
O que torna esta terra o centro de todos os mundos,
Iluminado, rodas, ao redor, sol, lua
E aquela grande esfera de cristal onde os homens pensavam
As miríades de estrelas menores foram fixadas como lâmpadas,
Cada um em seu lugar, - uma poderosa roda cintilante
Girando em volta desta morada escura do homem.
Noite após noite, com mesmo ritmo eles se mudaram.
Ano após ano, não alterando em um ponto,
Sua ordem, ou suas estações, essas estrelas fixas
Nesse firmamento giratório. 

O arado
Ainda apontou para o Pólo. 

Fixo em sua esfera,
Como explicar a vasta roda imutável?
Como, mas por pensar todas aquelas luzes menores
Eram sóis mais largos, divididos da nossa terra
Por um abismo tão imenso que, se
Dez mil léguas por hora entre si,
Não pareceria um cabelo-largura a nossos olhos.
Totalmente inconcebível, eu sei;
No entanto, todos os dias nos ajoelhamos para poder sem limites
E construir nossa esperança naquela Infinitude.

Isso não me assustou, então. 

Na verdade, eu vi
Luz sobre o caos. 

Muitos sonhos discordantes
Começou a se mover na música lúcida agora.
Para o que poderia ser mais desconcertante do que o pensamento
Que esses enormes céus devem circundar a terra
Diurnamente - uma viagem que precisaria
Rapidez à qual o relâmpago parece
Uma lesma branca rastejando nas paredes da noite;
Enquanto, se a terra suavemente em seu eixo girou
Uma revolução silenciosa respondeu a todos.
Era o nosso eu em movimento que fazia o céu
Parecem girar. 

Não foram vistas todas as idades
Uma ilusão como a metade da humanidade desconcertante
Na vida, no pensamento, na arte? 

Os homens pensam, em cada turno
De suas próprias almas, os próprios céus se moveram.

Luz sobre caos, luz e ainda mais luz;
Pois - enquanto eu observava os planetas -

 Vênus, Marte,
Apareceu a cera e diminuir de mês para mês
Como se eles se movessem, agora perto, agora longe, da terra.
A Terra não poderia ser seu centro. 

Era o sol
Seu senhor sovran, então, como Pitágoras realizada?
Esta grande terra, tão "estabelecida, tão segura,
Um planeta também? 

Será que ele também mover
Em torno do sol? 

Se isso fosse verdade, meus amigos,
Nenhuma revolução nos assuntos deste mundo,
Não aquele maelstrom cego onde Roma imperial
Saiu para o escuro, poderia engolfar
Tudo o que pensávamos saber. 

Nós que acreditávamos
Em nossa própria majestade, nós que caminhamos com deuses
Como filhos mais jovens neste orgulho central,
Rodada que girava todo o firmamento brilhante
Para nossa glória especial, devemos nos arrastar
Como formigas em nossa bola de poeira
Perdido na imensidão?
Eu não podia pegar
Aquela escuridão levemente. 

Eu retive meu livro
Por muitos anos, até que eu vi claramente,
E Roma me aprovou - eles ainda não o trouxeram?
Que essa tremenda música não poderia se afogar
A música ainda sobrenatural da alma,
Ou saciar a luz que brilhou quando Cristo nasceu.
Para quem, se uma estrela perdida poderia conduzir os reis
Ao próprio Filho de Deus,
Para o Seu trono eterno?
Isso pelo menos
Sabemos que a alma do homem pode subir pelo céu.
É nossas próprias asas selvagens que anão o mundo
Para o nada abaixo de nós. 

Deixe a alma
Tome coragem, então. 

Se seu próprio pensamento for verdadeiro,
Nem todas as imensidões das mentes pequenas
Pode sempre matar seu próprio fogo celestial.
Não. 

Esta noite nova era necessária, que a alma
Poderia conquistar seu próprio reino e surgir
Para sua estatura completa. 

Assim, em face da morte,
Eu vi que eu devia falar a verdade que eu sabia.

Eles não trouxeram isso? 

O que atrasa meu livro?
Eu estou com medo. 

Diga-me a verdade, meus amigos.
Nesta última hora, a Igreja pode ainda reter
Sua sanção. 

Não a Igreja, mas aqueles que pensam
Um pouco de escuridão a ajuda.
Se isso fosse verdade,
Eles fariam bem. 

Se a pobre luz que ganhamos
Confundir ou cegar-nos, à Luz das luzes,
Que perecer toda a nossa sabedoria. eu afirmo
Uma maior Escuridão, onde a única Igreja verdadeira
Depois de todas as suas agonias de perda
E muitos anos de dúvida, talvez, para vir,
Veja este host processional de esplendores queimar
Como cernes ao redor do altar dela.
Então eu falo
Não para mim, mas para a idade não nascida.
Eu peguei o fogo daqueles que foram antes,
Os portadores da tocha que não podiam ver
O objetivo para o qual eles se esforçaram. 

Eu peguei seu fogo,
E levou-o, apenas um pouco além;
Mas há aqueles que esperam por isso, eu sei,
Aqueles que a levarão à vitória.
Eu não ouso falhá-los. 

Olhando para trás, vejo
Aqueles outros, - caídos, com os braços estendidos
Morto, apontando para o futuro.
Longe, muito para trás,
Antes que os egípcios construíssem suas pirâmides
Com esses funis escuros apontando para o norte,
Através do qual os faraós de suas tumbas do deserto
Olhar toda a noite sobre a Estrela Polar,
Algum árabe errante rastejou da morte para a vida
Liderado pelo Arado através desses resíduos de pérola ....

Há muito, muito tempo - ainda não o trouxeram?
Meu livro? - 

Eu terminei uma noite de verão,
E senti meu sangue batendo em cântico.
Eu queria imprimir esses versos em meu livro,
Um prelúdio, insinuando naquela noite mais profunda
Que escurece todo o nosso conhecimento. 

Então eu pensei
A medida se moveu muito levemente.
Você se lembra
Esses versos, Elsa? 

Eles iriam passar o tempo.
Como eu estava feliz na noite em que escrevi essa canção! "
Então, uma daquelas sombras arqueadas ergueu a cabeça
E, como uma mãe que canta para seu filho,
Murmurou as palavras que escreveu há tanto tempo.

Em Cathay velho, em Cathay distante,
Antes do início do mundo ocidental,
Eles viram a fonte móvel do dia
Eclipsado, como por um fã sombrio;
Eles estavam de pé sobre a parede chinesa.
Eles viram o fogo dele às cinzas desaparecer,
E senti o sono mais profundo cair
Em cúpulas de pérolas e torres de jade.

Com mãos magras e castanhas, em Araby,
Eles rastrearam, sobre a areia do deserto,
Seus Rams e Escorpiões do céu,
E esforçou - e falhou - para entender.
Antes que suas pegadas fossem apagadas
A areia movediça esqueceu sua runa;
Seus hieróglifos foram todos apagados,
Seu deserto nu até a lua.

Em Bagdad das noites roxas,
Haroun Al Raschid construiu uma torre,
Onde os sábios assistiram mil luzes
E ler suas lendas, por uma hora.
A torre está caída, o califa morto,
Seus astrolábios estão destruídos com ferrugem.
Orion reluz em cima,
A lâmpada de Aladim está na poeira.

Na Babilônia, na Babilônia,
Eles assaram suas tábuas de barro;
E, ano após ano, inscrito no mesmo
Os eclipses escuros de seu dia;
Eles viram o dedo em movimento
Seu Mene, Mene, em seu sol.
Uma sombra mais poderosa encobre a sua luz,
E barro é barro em Babilônia.

Uma sombra moveu-se para ele pela porta.
Copérnico, com um grito, levantou a cabeça.
"O livro, eu não posso vê-lo, deixe-me sentir
As letras na capa.
Está aqui!
Coloque a lâmpada, agora. 

Desenhe as cortinas de volta,
E me deixe morrer com a luz das estrelas no meu rosto.
Uma mão de anjo na minha. . . sim; eu posso dizer
Meu nunc dimittis agora. . . 

Luz e mais luz
Naquele reino puro cuja escuridão é nossa paz ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário