quinta-feira, 15 de março de 2018

Hoje sinto-me um envernizador ou um polidor; BH, 02301202003; Publicado: BH, 0260302013.

Hoje sinto-me um envernizador ou um polidor
Não trago mais o ar enrugado nem o semblante
De quem tem verrugas minh'alma é uma enviada
O espírito como um barco que recebe doutros o produto
Da pesca o leva ao porto  passo longe do torto distante do
Oblíquo não ando em viés mesmo com telhado envidraçado
Com o teto feito coberto de vidro não temo as pedradas dos
Adversários nem as adversidades não tremo enviesado como
Se fosse um flácido posto ao viés ou fraco cortado obliquamente
Sabeis daquele vocabulário envinagrado com teor azedo sinônimo
De zangado já deixei de lado não falo mais tão enviperado a
Demostrar que estou irado detesto enviperar a humanidade não sou
De irritar a natureza nem de encolerizar-me com os outros quando 
Chegam a chuva o vento o sol o sereno o orvalho gosto de 
Arranhar-me só de prazer faz-me sentir vivo odeio quem é de 
Enviscar um galho para apanhar um passarinho não preparei
Meu filho para untar com visco o graveto isto é engodar quem faz isto
É quem deveria ficar preso no visco deixar-se prender por não saber 
Seduzir é quem deveria envisgar o próprio ser com uma envôlta de aço
Ou uma faixa de ferro ligadura de metal para nunca mais se sentir livre
Hoje sou envolvente como uma criança cativante envolvedor qualquer 
Envoltura emociona-me sinto falta dum envolvimento igual a criança 
Da mantilha que a envolve não sinto mais falta da enxabidez dos tempos 
Idos hoje sou moderno os tempos são modernos o Século é o XXI
Quem tem coragem de me chamar de sem graça insípido desenxabido
Ou enxabido? só o invejoso enxacoco que fala mal até numa língua 
Estranha um trapalhão feito que não tem apagoge nem o raciocínio
Em que de fator isolado se tira a conclusão geral pelo menos sei que
Tenho indução um pássaro livre que não acha beleza em alçapão 
Enxadrezado ou solar dividido em quadrados à maneira do tabuleiro de 
Xadrez onde dois se fingem de sábios o saber que apresento não é o 
De enxaimel é mais firme que cada uma das estacas ou grossos caibros
Que com as varas constituem o engradado das paredes de taipa destinado
A receber o barro amassado os enxaiméis que me atormentavam ficaram 
Todos no passado não me sustento em qualquer enxalço ainda mais o 
Pequeno arco sob a verga da porta ou janela quando olho o futuro só 
Penso em enxalmar meu ser para chegar macio nele faço da dor um 
Enxalmo do sofrimento uma manta que se põe sobre a albarda para lhe 
Aplanar o assento quanto mais manta mais pelego o desespero do medo 
Do futuro desaparece imediatamente é só estar preparado certo tal a 
Enxama a cavilha de madeira na borda da canoa onde joga o remo o 
Meu choro então não restará mais enxambrado mal enxuto um tanto úmido
Agora é seco sem resíduo de lágrimas hoje penso que se algum dia 
Descobrir o segredo dum Eça ou dum Pessoa dum Saramago
Camões não perderei mais a segurança da enxárcia do conjunto de cabos
Fixos que seguram os mastros mataréus não mais precisarei enxarciar
Nem guarnecer nem aparelhar o meu navio gostarei de olhar fundo nos 
Olhos daquele que terá coragem de me chamar de pobre não tenho mais 
Enxovalho nem sei o que é enxovalhamento produzo mais do que a
Enxofreira mais útil do que a sulfureira mais ativo que o vulcão que 
Desprende gás sulfídrico mais doce do que o aparelho produtor de açúcar
Não se preocupeis mais em enxofrar meu corpo não é mais necessário 
Polvilhar preparar com enxofre para desinfetar meu corpo sou um 
Ex-ressentido um ex-agastado um ex-amuado aquele enxofrado de 
Antigamente morreu no meu organismo nos meus elementos não existe 
Mais lugar para a enxofradeira a máquina para pulverizar flor-de-enxofre 
Nas plantas atacadas por moléstias parasitárias o pulverizador d'água 
Enxofrada virou peça de museu se for para enxiar o passado o presente
Ao futuro, deixarei o navio à deriva não quero mais atar ligar o presente
O passado o futuro com um cabo à ancora ou à amarra hoje a simples 
Experiência da enxerta da enxertadura do enxerto virou transgênico o
Enxertador o que criava a laranja com limão virou doutor em genética hoje 
Falo sem ser enxerido falo sem enxerimento pois não sou intrometido
Nem xereta no assunto alheio não faço intromissão mas no meu sou
Rochedo sou fortaleza sou enxertário trago a reunião de cabos do navio
Que seguram as velas aos mastros não sou perfeito porém procuro a 
Perfeição procuro a coragem a liberdade a  vida ando atrás da 
Fraternidade da irmandade pois sei que sou bom sei bem não sou ruim
Não sou personagem do mal gosto de fazer o bem procuro prego o fim 
Da covardia da injustiça às vezes calo pois um enxu só não faz efeito são 
Necessários vários enxus pois em casa colmeia de vespa ninguém quer 
Meter a mão
Hoje sou consciente exato tal a epacta o número de dias 
Que se juntam ao ano lunar para igualar ao ano solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário