terça-feira, 6 de março de 2018

Só a virtude para substanciar-me; BH, 01901202001; Publicado: BH, 0160502013.

Só a virtude para substanciar-me
Consolidar em mim ao concretizar meu sonho
Só a virtude para unir para formar fazer
De mim uma substância unificar pensamentos
Alma espírito ser mente intimamente
Preciso identificar-me com a minha consubstancialidade
Com a minha unidade de qualidade consubstancial é esta
A construtura que falta-me é o meu modo de
Construir-me que falta-me é o meu construtivismo que precisa
Envolver o meu vazio interior como a ação construtora
Com a doutrina estética da época de 1920 que se opõe à
Escultura tradicional ao usar adorno de linhas planos
Pois não quero mais ser um constrangido é viver igual
A um coagido contrafeito com a vida forçado a ser feliz
Adepto do constitucionalismo elevado do sistema
Do partido dos sectários do regime constitucional
Não do que querem fazer com o povo a elite
A burguesia ao deixar o povo com prisão de
Ventre resfriado gripado ao deixar o povo
Endefluxado como se estivesse constipado
Sei que é entristecedor falar nessas coisas à
Toda hora sei como é angustiante falar
Em burguesia em elite porém é de
Deixar qualquer um em estado consternador
O que querem fazer com a nação fico
Realmente desesperado por não poder fazer
Nada angustiado por não poder mudar a
Vida de tantas vítimas abatido por ver
Tanta miséria pobreza prostrado triste
Por tanta desgraça que é lançada sobre
O povo desprivilegiado estou consternado
Meu céu não é mais brilhante meu universo
Não é cheio de constelações não tenho mais
O firmamento estrelado é muita tristeza
A treva abocanhou o brilho constelado fiquei
Na escuridão completa da ignorância da falta de
Virtude que não herdei de ninguém nem
Do mais longínquo constantinopolitano de
Constantinopla na Turquia sobrou-me intrigas
Mexericos diz-que-diz-que boatos consta
Que não sobrou-me nenhum valor de
Alguma conspicuidade ou de notabilidade
De conspecto de presença vista ou aspecto
Tolo fugi de consórcio da associação de toda
Comunhão de interesses desprezei casamento odiei
Matrimônio subjuguei esponsal pensava que tudo
Era nocivo fazia mal escondia-me da reunião
De diversas pessoas para não participar através de
Contribuições convencionadas formarem um fundo
Destinado à aquisição também periódica de certo
Bem o qual é sorteado entre participantes
Ainda não beneficiados não gostava
De nada disso não era cônsono com a
Maioria e nem sabia ser consonante para
Harmonizar-me com todos concordar-me com a
Maioria sem despeito vivia sem formar
Consonância sem consonar igual ao transformar
Em consoante uma semivogal ou consonantizar
Semivogal em consoante então saibais
Do meu consolo aparador do meu consolidativo
É o próprio para a virtude é o meu algo mais
Consolativo que consola o meu coração mas
Não existe nada de consolante para aquele
Que morre sem realizar seus sonhos por
Morrer assim sem realizar meus sonhos não morrerei
Consolado não terei um fim aliviado de alma
Contente de ser resignado conformado morrerei
Sem ter um sonho sequer realizado nem para
Ad Maiorem Dei Gloriam pelo lema dos jesuítas à
Maior glória de Deus serei salvo pois não tenho
Virtude ad multos annos para muitos anos ainda
Tal a fórmula de saudação em aniversários penso
Que sofrerei pela terra por não saber consorciar o
Bem com o bom por não saber unir em sociedade as
coisas úteis não saber associar as relações da humanidade
Nem conciliar as consocias penarei muito ainda
Falta-me o algo consociável o papel do consogro de pai
Dos cônjuges em relação aos consogros à consogra me
Falta o amor maior conservativo o conservar o fim sóbrio em mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário