quinta-feira, 10 de maio de 2018

Aguardenteiro nato inveterado; BH, 090102000; Publicado: BH, 0150302012.

Aguardenteiro nato inveterado
Só não faço mas vendo aguardente
Bebo aguardente em abundância
Quero é mais me aguardentar
Misturar espírito alma e mente
Com a melhor aguardente
Que se encontrar no ocidente
Também no oriente
Não tenho aguardamento
Não tenho a espera da aguaraquiá-açu
Planta da família das Salaneáceas
Aguaraquiá chamada erva-moura
Outra aguará pondá das Verbáceas
Minha cabeça é um aguapezal
Um local onde há grande extensão
D'água coberta de aguapés
Por causa de que não penso direito
De tanta água-pesada no cérebro tanto
Óxido de deutério cujas propriedades
Físicas diferem d'água ordinária
É obtida pela eletrólise duma
Solução aquosa diluída
De hidróxido de sódio,
Durante a qual a percentagem
D'água-pesada aumenta de 99%
Sua fórmula é ²H2O
Ao passo que a d'água comum é H2O
Minha água-mãe não me
Trouxe mais a água-mel
Hidromel que me cura
Na solução aquosa na qual
Depositaram-se cristais
Resíduo duma dissolução
Salina cristalizada
Que não pode dá mais cristais
Quando já me sinto na aguagem
À deriva na ação de aguar
No movimento de 'águas que obrigam
O pequenino navio a jogar
Rega o deserto corrente d'água impetuosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário