quinta-feira, 10 de maio de 2018

O estado dos dentes abalados; BH, 090102000; Publicado: BH, 012032012.

O estado dos dentes abalados
A mover nos alvéolos
A bater no frenesi da agonfíase
A tremer no afã da agonfase
Com o meu estilo empolado
Com arrebiques de gongorismo
Sem nada de agongorado
Nem de tentar o estilo
Da escola gongórica
Nem a agongorar o saber ou
Conhecer a planta da família das
Apocináceas agoniada
De agoniadina gerada
Alcaloide extraído
Pois meu corpo não quer
A parte da ginástica
Que tratava da luta
Dos atletas na Grécia antiga agonística
Meu físico não está concernente
Do espírito agonístico do ser agonóteta
Que presidia aos jogos sagrados
È por isso que não mereci distinção
Na principal praça pública nas cidades
Nem nas assembleias
Perdi o espaço na ágora
Pois me herdei agoráfobo
Sofro de agorafobia
Nem santo agostiniano
Meu relativo pertencente
À ordem de Santo Agostinho
A devoção augustiniana
Livra-me de tal agostinha azeda
De certa variedade de pera
De maçã ou de batata
É o que não pode agostar-se
Murchar a planta no pé
Por falta de frescura nem
Pode estiolar-se na peca
Por falta duma sombra acolhedora

Nenhum comentário:

Postar um comentário